top of page

PROJETO CASA AME

ASSOCIAÇÃO MENONITA EDUCACIONAL

 

INSTITUTO

 

 

INTRODUÇÃO

 

     A Associação Menonita Educacional, entidade filantrópica sem fins lucrativos busca de acordo com seu estatuto, desenvolver, promover e aplicar projetos de inclusão digital e de socialização através da educação musical, atividades artísticas e esportivas. Nossas ações vão em busca da plena realização de propostas que beneficiem a comunidade na qual estamos inseridos.

     Além disso possuímos um contexto que nos credência a desenvolver atividades artísticos-culturais, nosso propósito é ampliar o leque de atuação a partir da aquisição de recursos junto a SANEAGO através do Projeto Setorial para compra de instrumentos musicais e computadores para o laboratório de informática.

 

JUSTIFICATIVA

 

     O Projeto CASA AME surgiu a partir de uma inquietação na qual percebemos que a realidade social de muitas crianças e adolescentes da região leste  da capital não terem nenhum acompanhamento familiar a partir do momento em que saem da escola.

     Acabam se tornando alunos excluídos da sociedade por viverem em situações de risco, onde buscam meios de sobrevivência engraxando sapatos nos grandes pontos da cidade e nos faróis de transito pedindo ajuda, ou mesmo ociosos dentro de casa enquanto os pais trabalham ou nas ruas perambulando em busca de passar o tempo.

     Acreditamos que o Projeto CASA AME irá ajudar parte destes moradores que são nosso público-alvo com iniciativas que sejam idealizadas e concretizadas. E que sejam abertos espaços para se ouvir mais as pessoas envolvidas em situações de risco. 

 

     O conhecimento alcançado no decorrer do presente projeto favoreceu compreender fatos de grande importância para a atuação junto às questões sociais vividas nos dias atuais. Abriu leques para a busca de novas informações, o que muitas vezes só a teoria não é suficiente para suprir a necessidade que se tem em conhecer cada vez mais como ocorre os fatos diante das relações humanas.

     Dessa forma, toda aprendizagem obtida favorece o repensar acerca de questões pertinentes à função de educadores enquanto agentes educativos, em uma sociedade marcada pela necessidade de afeto, carinho, atenção, e ao mesmo tempo em que propiciou perceber a grande riqueza que todos os seres humanos têm dentro de si, e que muitas vezes não se revelam por falta de oportunidades. 

 

OBJETIVOS

 

     A Associação Menonita de Educação, através da Casa AME, tem como objetivo a promoção de ações pedagógicas, de caráter artístico cultural, voltadas para o ensino da música, dança, informática, inglês e reforço-escolar para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade, residentes na região Leste de Goiânia, Goiás.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

•Revelar a identidade cultural goiana para os alunos;

•Trazer para a realidade da criança e dos adolescentes modalidades culturais ditas elitizadas;

•Explorar a sensibilidade dos alunos por meio da expressão artística;

•Montar espetáculos para serem apresentados ao público diretamente envolvido com o projeto e expandir essas apresentações para outros locais de Goiânia e também do Estado de Goiás.

•Formar integralmente e esclarecer tais crianças e adolescentes da importância da arte e do conhecimento no mundo atual.

•Profissionalização de músicos para atuarem  em orquestras, bandas, escolas e grupos de casamento.

•Formação e capacitação através dos cursos de informática e inglês para o mercado de trabalho.

 

     Sendo que  atuação da CASA AME se dá em cinco eixos de atividades, a saber: música, dança, informática, inglês e reforço-escolar. Em cada uma destas atividades e de acordo com o plano de ensino e cronogramas estabelecidos, as aulas ocorrem de forma a proporcionar um maior contato e interesse pelas áreas disponibilizadas para o conhecimento dos alunos.

 

Música

 

     Nossos alunos possuem aulas de iniciação musical na qual buscamos ensinar um pouco de história da música e notação musical, prática de canto-coral. Nas aulas coletivas, eles aprendem sobre o funcionamento de vários instrumentos musicais, como violão, percussão e flauta doce e como tecnicamente executá-los.

 

Dança

 

     São proporcionadas às crianças e adolescentes envolvidos um maior contato com as modalidades de dança  balé clássico, dança contemporânea, dança de rua e danças regionais  através de aulas de expressão e técnica.

 

Inglês

 

     Os alunos aprendem o inglês básico, como os principais verbos e conjugações, além de terem noção da pronúncia correta das palavras do idioma. São oferecidas dinâmicas que buscam despertar na criança o desejo e a necessidade de aprimorar uma segunda língua. Há uma interdisciplinaridade com as aulas de música na qual os alunos cantam músicas em inglês.

 

Informática

 

     Técnicas de digitação, Internet, sistemas de busca (Google, Wikipédia, dicionários online), principais peças e componentes dos computadores (hardware e software), funcionamento de sistemas operacionais são os principais temas tratados nas aulas de informática na CASA AME.

 

Reforço Escolar

 

     Essa atividade nasceu de nossa percepção de que as crianças e adolescentes que freqüentam a CASA AME são carentes em receber um 

acompanhamento nas lições e deveres que lhes são passadas na escola que freqüentam. Na maioria das vezes, seus pais não possuem um conhecimento e estudo de forma lhes dar a orientação necessária. Por isso, oferecemos auxilio nestas tarefas para que o desempenho e o aprendizado escolar sejam o melhor possível e possa contribuir para a formação integral do aluno.

 

PUBLICO ALVO

 

     Crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com comprovada freqüência escolar, moradoras dos bairros: Água Branca, Jardim Novo Mundo, Jardim Brasil, Conjunto Riviera, Conjunto Aruanã (I, II, III).

 

METODOLOGIA

 

     A metodologia a ser aplicada é flexível, podendo ser modificada e acrescentada para melhor desenvolvimento do presente projeto. Tendo como caminho metodológico priorização do ensino coletivo para as aulas de música, reforço escolar e inglês, as aulas de informáticas ministradas em turmas menores de 8 a 10 alunos ou de acordo com a capacidade do laboratório de informática.

     A metodologia é fundamentada na obra de Puebla, (1997). Onde mostra que todo e qualquer trabalho individual ou social, deve direcionar à prática do  "Educar com o coração. Que vai de encontro ao o verbo, Ensinar.

     Nesse sentido, todos os envolvidos no processo deverão perceber e experimentar a unidade subjacente em tudo, além das diferenças e diversidade das formas externas. Diz (Puebla, 1997, p.10).

     Desta maneira manifesta-se uma energia que une a força mais poderosa do Universo, aquela que mantém a estrutura do Cosmos: o Amor Os educadores e educadoras deverão ter inserido em seus métodos, o conceito do verbo Ensinar:

 

- Ensinar e aprender caminhar  juntos em linhas paralelas. 

- Ensinar é a arte de transformar.

- Ensinar requer compromisso com a mudança e crescimento do ser. 

- Ensinar é a prender. 

- O dom de ensinar é o mesmo de querer vencer. 

- É partilhar o conhecimento adquirido, ato de doação.

 

     O projeto oferecerá a comunidade e  região 100 vagas no total, sendo estas dividas entre as oficinas conforme o cronograma abaixo, estas serão divididas no dois períodos matutino e vespertino, os pais dos alunos também poderão optar por inscrever seus filhos em uma ou mais oficinas ou em período integral ou seja de segunda a sexta no contra-turno, sendo que estes ocuparão as vagas de acordo com a demanda,participando das oficinas de acordo com os horários dos dias da semana e numero de vagas previamente estipulado pela instituição.

     A Casa Ame iniciará as sua atividades no dia 10 de janeiro de 2011 e encerrará no dia 18 de dezembro do mesmo ano com um Espetáculo Musical realizado pelos alunos das oficinas de música e dança.

     Neste próximo ano a Casa Ame implantará a oficina de XADREZ, que ao nosso entender como educadores é uma atividade que desenvolve e estimula o raciocínio lógico, a disciplina  e coordenação motora. Promovendo  a socialização através da formação de duplas ou grupos para participação de campeonatos internos, como competições em outros locais ou instituições, campeonatos estaduais e nacionais de xadrez infanto-juvenil, divulgando assim  nossa Instituição e o trabalho que desenvolvemos junto à comunidade a qual  estamos inseridos.

 

OFICINAS OFERECIDAS SÃO:

 

- musicalização

- coral

- percussão

- violão

- flauta

- cordas clássicas (violino, viola e violocelo)

- dança

- reforço escolar

- informática

- inglês

- xadrez 

- recreação (jogos/leitura)

bottom of page